Voltar
Agências de Fomento a Pesquisa e Inovação

O desenvolvimento tecnológico de um país é obtido por meio de mecanismos de fomento, cuja função é estimular empresas a cumprirem o papel atribuído pelas políticas públicas e programas governamentais.

Esses mecanismos podem ser classificados em dois aspectos: viabilidade técnica (mecanismos não-financeiros) e viabilidade econômica (mecanismos financeiros).

A viabilidade técnica tem um impacto direto sobre a gestão da empresa, como a infra-estrutura de Pesquisa & Desenvolvimento oferecida pelo Estado para gerar conhecimento. Outro mecanismo técnico oferecido pelo Estado é um sistema de metrologia, normalização e qualidade, mecanismos de difusão de tecnologia e o sistema nacional de Propriedade Intelectual.

A viabilidade econômica divide-se em financiamento (reembolsável e não-reembolsável), políticas governamentais, incentivos fiscais e o uso do poder de compra do Estado. O mecanismo financeiro de fomento ao desenvolvimento tecnológico mais utilizado no Brasil é o financiamento reembolsável.

O governo federal tem estimulado o desenvolvimento da ciência e tecnologia através da nova Lei de Inovação (LEI No 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004), que concede às empresas incentivos para a pesquisa. Também tem aumentado os recursos dos fundos setoriais, principais instrumentos de fomento da Ciência e Tecnologia.

Para desenvolver e implementar atividades de inovação nas empresas, é necessário elaborar um Estudo de Viabilidade Técnico-Econômico – EVTE, onde serão delimitados os aspectos técnicos de produção e de desenvolvimento do novo produto ou processo. A empresa demonstrará ao parceiro técnico ou agente de financiamento o potencial e viabilidade do protótipo, ferramenta útil para aprovação de apoio às inovações.

A Stricto Sensu - Soluções Críticas em Pesquisa e Pós-Graduação presta serviços de consultoria à Empresas e Instituições de Ensino Superior na consolidação de políticas instituicionais de desenvolvimento, construção e modernização das atividades de pesquisa e inovação científica e tecnológica. Entre em contato com a Stricto Sensu e veja o que podemos fazer.